Sistema FECOMÉRCIO

Cerro Branco

CERRO BRANCO

A Capital do Arroz Semente
O nome do município provém de três cerros que formam a figura de um triângulo, tendo enormes cortes em seus cumes, mostrando em sua formação calcárea a brancura da pedra grês.
Os Primeiros habitantes foram os indígenas que vinham de longes terras em busca da exploração da flora e da fauna. Com o passar do tempo, aglomeraram-se próximo ao Morro do Índios, hoje chamado Cerro Branco.
Por volta de 1871, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, suíças e austríacos, iniciou-se a colonização.A maioria ainda é de origem Alemã, mas encontram-se também descendentes de italianos e portugueses.
Cerro Branco fazia parte do Município de Cachoeira do Sul. Em 18 de abril de 1891 tornou-se Distrito e em 1937 passou à categoria de Vila.
A luta pela emancipação iniciou em 1975, com o pedido formal junto à Assembléia Legislativa do Estado.
No dia 10 de abril de 1988, 2.798 dos 3.720 eleitores inscritos compareceram às urnas e destes, 1.724 manifestaram-se favoráveis à emancipação. A área inicialmente pretendida pela comissão emancipacionista abrangia também as localidades de Rincão dos Cabrais e Cortado, mas conforme acordo com a população local, houve a separação das duas localidades da área que forma o novo município, que desmembrou-se de Cachoeira do Sul.
Em 12 de maio de 1988, após consulta popular, tornou-se Município conforme a Lei Estadual nº 8.628.
No dia 10 de abril de 1988, 2.798 dos 3.720 eleitores inscritos compareceram às urnas e destees, 1.724
A história de um município é construída ao longo de várias gerações. São gerações formadas por homens e mulheres, cujo o trabalho, dedicação e capacidade de sacrifício semeados renderam bons frutos.
Esta receita foi seguida pelos primeiros habitantes de Cerros Branco, que colonizaram a terra, transformando-a em solo fértil para as futuras conquistas.
O movimento emancipacionista de uma localidade tem um significado de liberação, ao mesmo tempo que representa a confiança na capacidade de um povo. Os 1.724 votos afirmativos dos eleitores de Cerro Branco no plebiscito realizado em 10 de abril de 1988, em relação à opção emancipacionista, demonstram bem a consciência e o amadurecimento de povo cerro-branquense para a escolha.
Hoje, Cerro Branco cresce, dia após dia. O comércio, hospital, escolas, creche, praça, postos de saúde, posto policial, entidades sociais e esportivas, estradas pavimentadas são exemplos de um mundo concreto, tornado realidade graças à iniciativa de pessoas que acreditam e apostam em seu desenvolvimento.
Cerro Branco, a Capital do Arroz Semente, completa mais uma trajetória que caminha, a passos largos, em busca do progresso constante.

Ainda predominam na agricultura o cultivo de fumo de estufa, feijão preto e milho.
População                 4.297 habitantes
Território                    156,12km²
Economia                 Agrícola (arroz)
Índice de qualidade de vida